quarta-feira, 20 de abril de 2011

ICMBio lança Atlas da Fauna em Extinção

(...) O coordenador geral de Espécies Ameaçadas do ICMBio, Ugo Vercillo, apresentou o Atlas da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção em Unidades de Conservação Federais (disponível aqui). A obra traz dados importantes para o mapeamento e a situação atual de inúmeras populações de animais em risco de extinção. No total, foram compilados 1.293 registros de 313 espécies da fauna ameaçada em 194 UCs federais. Das 310 UCs federais, 198 já possuem registro de espécies ameaçadas. As aves e os mamíferos foram os mais elencados no livro.

Segundo Vercillo, a publicação consolida e traduz de forma clara as duas missões do ICMBio de proteger o espaço territorial e conservar as espécies. O coordenador afirmou que os dados apresentados no Atlas podem orientar a criação de UCs e, principalmente, orientar o reforço ao meio de pesquisa nas unidades de conservação. Disse, ainda, que este é apenas o primeiro trabalho e que o levantamento de dados continuará: “Já demos o início ao próximo livro“. (...)

Fonte: Texto retirado do novo sítio do ICMBio

domingo, 17 de abril de 2011

Curso de Documentoscopia em SC

Curso de Analista de Fraudes em Documentos Públicos e Privados em Santa Catarina

No período de 25 a 29 de abril, acontece na cidade de Blumenau (SC), o curso de Analista de Fraudes em Documentos Públicos e Privados. O curso tem como objetivo apresentar metodologias simples e eficientes na constatação e certificação de documentos alterados e assinaturas falsificadas, com uso do sistema "Learn by doing" , que possibilita a aprendizagem prática e eficiente, através de contatos com casos reais de fraudes documentais.

Promovido pela UNIFORENSES – Instituto de Ciências Forenses, o curso tem a carga horária de 50 horas e inclui certificados e materiais em cd (o investimento é de R$ 1.840,00). Mais informações sobre inscrições e conteúdos programáticos no site da instituição.

Fonte: APCF

sábado, 16 de abril de 2011

Mestrado em Perícia Criminal Ambiental (UFSC)

Mestrado profissional em perícias criminais ambientais

O programa de pós-graduação em ecologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com inscrições abertas para o curso de mestrado profissional em perícias criminais ambientais. São 15 vagas para peritos criminais da Polícia Federal e cinco para peritos ambientais do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina. As inscrições devem ser feitas até o dia 26 de abril na página eletrônica da UFSC.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9884.

Fonte: www.apcf.org.br

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Perereca Venenosa

Não são tão raros como se pensa os casos em que um conjuge mata (ou tenta matar) o outro pelos motivos mais inacreditáveis que se possa imaginar. De guarda das crianças à TPM, de baixa orçamentária à "mijar" de porta aberta, de adultério à pendurar a calcinha no box. Tão incríveis quanto os motivos são os meios utilizados: há relatos de mulheres que enveneraram a comida dos maridos paulatina e diariamente; há marido que esgotou o fluído de freio do veículo da mulher... e assim vai.

De vez em quando esse assunto vem a tona, como ocorreu essa semana em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. E.F.P.A. tentou matar seu marido, S.G.A., empregnando a vagina com veneno e convidando o maridão para um sexo oral. Segundo consta, o marido cheirou o entre-lábios ao iniciar o procedimento e, constatando "algo de podre no Reino da Dinamarca", interrompeu o feito. S.G.A., de 43 anos, teria se sentido mal e sido encaminhado ao hospital para averiguar o mal-estar. Exames hospitalares teriam revelado intoxicação por um veneno.

O caso da "menina veneno", como está sendo chamado, foi registrado no 4o. Distrito Policial de São José do Rio Preto pelo delegado Walter Colacino Júnior que "determinou a apuração dos detalhes do caso antes de adotar qualquer providência" (dentre elas, certamente uma requisição de exame pericial na perereca envenenada). Investigações preliminares apontam para um pedido de separação do marido como fator motivador da tentativa de homicídio.

E.F.P.A. segue foragida, mas estou certo de que ela não vai demorar a aparecer em um hospital qualquer com sintomas de envenenamento (se é que isso já não aconteceu). Ela provavelmente não sabia, mas na mucosa vaginal também ocorre absorção de substâncias e o feitiço volta-se contra a feiticeira. Fica a lição para as "maridocidas": lambusar a perseguida de veneno para matar o marido não é uma boa idéia, definitivamente!

sábado, 9 de abril de 2011

Mais da Perícia de Outros Povos

Em um post de julho de 2010 (esse aqui) comparamos a perícia brasileira com a de outros povos, concluindo que "a falta de recursos não deveria parar nosso labor, mas fomentar nossa criatividade". Eis acima uma fotografia da Agência Reuters em que peritos da polícia belga investigam o local de uma rodovia, perto de Kontich, onde uma van blindada que transportava dinheiro teria sido atacada por três criminosos. Como vemos, essas coisas também acontecem na Europa.

terça-feira, 5 de abril de 2011

E abriram a mala...

Imagine que em um dia de plantão pericial, você, perito, é requisitado a examinar uma mala de viagem com ziper, tracada por cadeado. O histórico da ocorrência diz que o a mala foi pega e examinada no aeroporto regional depois de cães farejadores terem a apontado. A mala continha drogas e seu responsável disse que não havia colocado nenhuma droga ali.

O quesito da autoridade era "É possível abrir a referida mala, acessar seu conteúdo e fechá-la sem que o cadeado seja aberto e sem deixar vestígios?". Então, você observa a mala e imagina que não seja possível tal feito, mas antes de responder decide "ouvir" a opinião de outros "especialistas", buscando informações na internet. Eis que se depara com o vídeo abaixo:



Reposta ao quesito: Sim.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Clipping Pericial (março/2011)


Peritos de São Paulo ganharão laboratórios móveis
A Polícia Científica de São Paulo deverá ganhar, nos próximos meses, uma novidade que vai ajudar os peritos a esclarecer crimes mais complexos: são dois veículos que funcionarão como laboratórios móveis. A aquisição foi anunciada pelo superintendente da Polícia Técnico-Científica do Estado, Celso Perioli, nesta terça-feira (1º).


Uma quadrilha especializada em assaltar agências bancárias no interior do Estado começou a ser desarticulada por meio do trabalho de comparação de balística, realizado pela Polícia Técnica do Tocantins.


O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) determinou, na manhã desta terça-feira (15), a interdição do exercício da profissão do médico no setor de necropsia do Instituto Médico Legal (IML) do Recife.

Perícia comprova casos de execução (GO)
A reconstituição de casos de "morte em confrontos" durante ação policial revela que, em pelo menos 16 ocasiões, as circunstâncias foram simuladas pelos policiais envolvidos. São laudos da Polícia Técnico-Científica, feitos a pedido da Justiça Estadual, que entendeu faltarem evidências para esclarecer casos de policiais que mataram durante o serviço.