quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Capacitação em Entomologia Forense

Um cadáver é encontrado. A perícia chega ao local. Já sem vida há alguns dias, o corpo da vítima está em processo de decomposição e sobre ele estão larvas se alimentando de sua carne. A perícia recolhe uma amostra das larvas. Após análise destes vestígios biológicos conclui que a morte se deu a não menos que oito dias.


O trecho supra poderia ter sido extraído de um episódio CSI: Crime Scene Investigation, em que Gil Grissom, entomólogo do seriado, examina insetos recolhidos em locais de crime. Mas esse conhecimento vem sendo aplicado aqui em terra tupiniquim e de maneira cada vez mais notória. A aplicabilidade da entomologia à perícia criminal depende de alguns fatores. O primeiro deles é reconhecer os insetos presentes em um local de crime como um vestígio. Algumas outras questões devem ser de conhecimento dos policiais que freqüentam o local de crime, como o que fazer (ou não fazer), o que e como coletar e preservar, que tipo de informação os insetos podem nos dar, entre outras. É impressionante a quantidade e diversidade de informações que um inseto pode trazer à investigação criminal.

Visando dar conhecimento a aplicação do estudo dos insetos à criminalística, o SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), em convênio com a ACADEPOL/SP (Academia de Polícia “Dr. Coriolano Nogueira Cobra”), está oferecendo um curso de 40h/aula em “Capacitação de Policiais Civis em Entomologia Forense”. O grande diferencial do curso é contar com profissionais de ambos os meios (acadêmico e pericial) no corpo docente. Peritos criminais com formação em áreas biológicas e grande interesse em entomologia expõe suas experiências práticas, demonstrando a aplicação deste conhecimento à criminalística. Entre os acadêmicos, despontam professores vinculados à Unicamp, Unesp/Rio Claro e USP, abordando aspectos taxonômicos e o que se tem pesquisado nesta temática .

No total, serão oferecidos 40 cursos em todo o estado de São Paulo. Quatro turmas já foram formadas (uma na capital, duas em Bauru e uma em Campinas) e a quinta turma está prevista para o período de 15 a 19 de março de 2010 na própria sede da ACADEPOL/SP. O período de inscrição será publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 25 de fevereiro de 2010. Assim que publicado o período de inscrição desta e das próximas turmas, vou postar nos comentários deste post.

Recomendo o curso a todos. O conteúdo é muito bom, além da abordagem teórico-prática desta área tão consagrada e importante na perícia internacional.

18 comentários:

  1. Claudemir, tudo bem?
    Primeiro comentário meu por aqui, dentre muitos que ainda virão.
    Você sabe qual é o acesso que peritos de outros Estados têm em cursos como este? Se é que têm...
    Depois se puder passar mais detalhes da inscrição, caso eu possa me increver né!
    Parabéns pelo blog! Muito bom! Vou recomendar no grupo de e-mail dos peritos de Minas Gerais. Tenho procurado outros blogs pra me manter atualizado. Se você tiver alguns outros pra me indicar, seria ótimo!
    Grande abraço pra ti!
    Renan Darin

    ResponderExcluir
  2. Descobri o blog por esses dias e achei muito bom! Apesar de não trabalhar com perícia me interesso muito pela área. Cheguei à prestar concurso pra pcerj mas acabei seguindo outros caminhos. Li os arquivos e gostei muito dos posts, nos próximos vou aproveitar pra tirar algumas dúvidas, hehehe
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Tremei, malfeitores! CR Dias é o Grissom brasileiro! Com um pouco menos de cabelos brancos e de recursos tecnológicos... mas enfim...

    ResponderExcluir
  4. Renan: vou contatar o coordenador do curso para pleitear a possibilidade de inscrição de peritos de outros estados. Assim que eu tiver uma resposta, posto aqui.

    Vinícius: Agradeço o comentário. No que eu puder ajudar com suas dúvidas, fico à disposição.

    Rafael: Grissom é um exagero e tanto. Talvez eu goste tanto do que eu faço quanto ele, mas estou longe do meticulosidade (inclusive social) do chefe CSI.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  5. Renan, conversei com o coordenador do curso. Nas palavras dele: "Creio que não seja possível ao Perito de um outro estado fazer este curso, pois o convênio diz que só podem ser policiais civis do Estado de São Paulo, nem aos policiais militares foi concedido fazer a matrícula".

    Saudações,

    ResponderExcluir
  6. Foi publicado hoje, no Diário Oficial do Estado de São Paulo (caderno Executivo I, pg. 08 e 09), a abertura das inscrições para o Curso de Entomologia Forense - Turmas V e VI – Convênio Senasp/MJ nº 334/2008. Para ambas as turmas constam 20 vagas e carga horária de 40 horas.

    Nesta quinta turma, o curso será ministrado nas dependências da Academia de Polícia de São Paulo (ACADEPOL/SP, localizada na Praça Professor Reynaldo Porchat, 219, Cidade Universitária, São Paulo – SP), realizar-se-á no período de 15 a 19.03.2010, das 14 às 22h10m e as inscrições estarão abertas no período de 26/02 a 12/03/2010 de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 18h00, na Secretaria de Cursos Complementares, da Academia de Polícia.

    Já a sexta turma ocorrerá no Deinter 8 à R. Dario Machado de Campos nº 285 – Vila Formosa - Presidente Prudente - SP e realizar-se-á no período de 23 a 26/03/2010, das 09 às 18h30. As inscrições estarão abertas no período de 01 a 19/03/2010 de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 18h00, no Deinter 8 – Presidente Prudente - fone (18) 3221-8288.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  7. Mais uma turma confirmada! Turma VII em Riberão Preto.

    "As inscrições estarão abertas no período de 16 a 30.03.2010 de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 18h00, no Deinter 3 – Ribeirão Preto - R. São Sebastião, nº 1319 – CEP 19.013-590 – fone (016) 3635-4451, respeitada a ordem de chegada."

    "1) Curso de Capacitação de policiais civis em Entomologia Forense – Convênio Senasp/MJ nº 334/2008, com carga horária de 40 aulas, realizar-se-á no Deinter - 3, período de 06 a 09.04.2010, das 09 às 18h40m."

    Saudações periciais,

    ResponderExcluir
  8. Mais cursos:

    Abertura de Inscrições para Curso de Capacitação de Policiais Civis em Entomologia Forense – Turma XI – Convenio Senasp/MJ nº 334/2008 O Delegado Divisionário de Polícia da Secretaria de Cursos Complementares faz saber que se encontram abertas as inscrições para o Curso de Entomologia Forense - Turma XI – Convênio Senasp/MJ nº 334/2008, no prazo e condições que ficam fazendo parte integrante do presente Comunicado.

    INSTRUÇÕES ESPECIAIS
    A inscrição implica no conhecimento pleno das presentes instruções, obrigando-se o candidato a acatar as disposições nelas estabelecidas.

    I – DAS VAGAS
    1) Serão disponibilizadas 20 vagas.
    2) Poderão inscrever-se todos os policiais civis do Estado de São Paulo.

    II – DAS INSCRIÇÕES
    As inscrições estarão abertas no período de 07 a 21.05.2010 de segunda a sexta-feira, no horário das 08h00 às 18h00, no Núcleo de Ensino do Deinter 4 – Bauru - R. São Lourenço, nº 6-70 – Vila Camargo – CEP: 17.060-200, respeitada a ordem de chegada.
    1) As inscrições serão requeridas mediante preenchimento,
    pelo próprio interessado, de impresso padronizado, disponível no local de inscrição e no sítio intranet da Polícia Civil, e deverão conter obrigatoriamente a ciência da autoridade superior, sob pena de indeferimento.
    2.1) na hipótese de recusa de aposição de ciência pelo respectivo superior, deverá o candidato juntar essa informação em separado.
    2) Findo o prazo das inscrições, a Secretaria de Cursos Complementares publicará a listagem dos candidatos inscritos e dos que tiveram inscrições indeferidas, indicados os motivos do indeferimento.

    III – DAS REGRAS GERAIS DO CURSO
    1) Curso de Capacitação de policiais civis em Entomologia Forense – Convênio Senasp/MJ nº 334/2008, com carga horária de 40 aulas, realizar-se-á no Deinter - 4, período de 25 a 28.05.2010, das 09 às 18h30m.
    2) a frequência mínima exigida para o curso é de 75% do total da carga horária.
    3) Os alunos que ultrapassarem os limites de faltas serão desligados pela Secretaria de Cursos Complementares e ficarão impedidos de inscrever-se para matrícula em qualquer curso complementar pelo prazo de 02 anos, salvo quando for deferida, também pela Secretaria de Cursos Complementares, petição de dispensa por motivo relevante.
    4) Os alunos que atingirem o mínimo de frequência estabelecida e revelarem aproveitamento serão considerados aprovados e farão jus a certificados subscritos pelo Delegado de Polícia Diretor da Academia de Polícia e pelo Delegado Divisionário de Polícia da Secretaria de Cursos Complementares.
    5) a inscrição ao curso implica conhecimento pleno e dever de fiel obediência ao Regimento Interno Disciplinar da Academia de Polícia Doutor Coriolano Nogueira Cobra, instituído pela Portaria Acadepol nº 017/2005.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Gostaria de saber da previsão de novas turmas para 2010.

    Muito obrigado.
    orleans_silva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Prezado orleans_silva,

    As próximas turmas previstas são:

    São José dos Campos: 5 a 9 de julho de 2010;
    São Paulo: 12 a 16 de julho de 2010;
    Campinas: 19 a 22 de julho de 2010;
    Piracicaba: 26 a 29 de julho de 2010;
    Sorocaba: 24 a 27 de agosto de 2010.

    As turmas só serão autorizadas pelo SENASP se tiverem 20 inscritos.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  11. Queria saber se você tem informações se graduados em Engenharia Agronômica pode se especializar ou fazer um mestrado e doutorado em entomologia forense.

    ResponderExcluir
  12. Creio que sim. Basta passar na prova de seleção e encontrar um orientador que o aceite.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  13. Mas e se o mal-feitor for o proprio entomologista? Leiam interessante artigo abaixo:

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-566X2006000100002&lng=en&nrm=iso

    Esta area eh seria, e nao pode se manchar assim!

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia,

    Gostaria de conversar com o CRDias, será que você poderia anotar meu e-mail: lininha_vet@hotmail.com.
    Faço Biologia, e pretendo seguir a carreira de perita, porém gostaria de conversar mais afundo com alguém experiente!!
    Obrigada

    Aline

    ResponderExcluir
  15. Aline, encaminhei um e-mail para vc.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  16. Juliana Carolina Bozzola24 de janeiro de 2011 às 17:42

    sou estudante de Biomedicina e estou cursando o último ano, gostaria de saber mais sobre a area de Perícia Criminal, à qual pretendo seguir,gostaria de saber sobre cursos de entomologia forense,será que haverá inscrições abertas em 2011 para o curso?

    Se for possível, gostaria de informações, e serei muuuiiito grata!!!
    este é meu e-mail para contato: jubozzola@yahoo.com

    ResponderExcluir
  17. Juliana, encaminhei um e-mail para vc, mas voltou. Verifique se o endereço está correto.

    O erro apresentado no e-mail de volta foi:

    "Google tried to deliver your message, but it was rejected by the recipient domain. We recommend contacting the other email provider for further information about the cause of this error. The error that the other server returned was: 554 554 delivery error: dd This user doesn't have a yahoo.com account (jubozzola@yahoo.com) [-5] - mta1036.mail.mud.yahoo.com (state 18)."

    ResponderExcluir