quarta-feira, 30 de junho de 2010

Clipping Pericial (junho/2010)

Eis algumas notícias periciais do mês de junho/2010:

Dezessete anos depois de ter feito a avaliação dos bens que compunham um espólio, um perito judicial do Rio Grande do Sul poderá finalmente receber o pagamento pelo seu trabalho. Os laudos do perito foram apresentados em um processo em 1993. Três anos depois, ele iniciou uma ação de execução para cobrar os honorários que lhe eram devidos. Graças a uma série de manobras judiciais por parte dos representantes do espólio, o processo se arrastou até agora sem que o profissional pudesse receber pelos serviços prestados.

Em entrevista exclusiva a Galileu, Max Houck conta o que a série trouxe de bom e ruim a quem trabalha de verdade com as investigações

A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado aprovou na quarta-feira (9) proposta que recomenda a realização de recognição visuográfica nos locais de crime - método que torna possível materializar indícios e provas dos delitos por meio de imagens e fotos. A medida está prevista no Projeto de Lei 6650/09 , do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP). O projeto original, que obrigava o procedimento, foi alterado pelo relator, deputado João Campos (PSDB-GO), que acrescentou uma emenda.

No ano passado, "CSI" perdeu o posto de programa de TV mais assistido no mundo para "House". No entanto, agora em 2010, a série recuperou a primeira posição, com 73,8 milhões de espectadores dentro e fora dos Estados Unidos.

Os flashes e holofotes da mídia não podem deslumbrar autoridades constituídas, sob pena de se ter ofuscado o aspecto ético, tão importante na consolidação da credibilidade pública. Foi com esta consciência, que os peritos da Polícia Técnico-Científica do Estado do Tocantins se recolheram ao silêncio, depois que uma autoridade pública do Estado, preferiu confiar aos peritos de Brasília, os exames que resultaram no mesmo resultado que a perícia tocantinense havia encontrado: o cadáver carbonizado era mesmo o do empresário de Paraíso do Tocantins, José Antônio de Deus.

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu hoje (22) enviar ao Conselho Nacional de Educação sua recomendação e apoio à proposta de inclusão da disciplina Medicina Legal na grade curricular dos cursos de Direito de todo o Brasil. A matéria foi debatida em sessão plenária, sob a condução do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante. Na sessão, os 81 conselheiros federais apoiaram, à unanimidade, a importância de que os cursos de Direito brasileiros ofereçam a disciplina a seus alunos, ainda que no formato de matéria optativa.

Exames detectaram projétil e fragmentos de osso dentro do veículo. Depois de atingida, ela foi jogada dentro de represa em Nazaré Paulista.

4 comentários:

  1. Falando em CSI, talvez isso te interesse: http://www.thecolorwriter.com/2010/07/csi-and-purge-and-trap.html

    A edição ficou meio ruim, meu negócio é foto não video...hehehe

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Fabiano. Assisti a esse episódio e também questionei (como sempre o faço) o tempo de análises. Quem dera se as análises fossem tão rápidas como no seriado.

    Saudações e parabéns pelo The Color Writer!

    ResponderExcluir
  3. Não é relacionado ao post mas eu tenho uma duvida. Em todo caso no CSI o legista registra a temperatura do corpo e estima a hora da morte.

    Como isso é feito na vida real? Qual a conta que é usada?

    ResponderExcluir
  4. Prezado Guido,

    Esse procedimento de medir a temperatura do cadáver visa estimar a quanto tempo se deu a morte e o fundamento por trás da estimativa é bem simples: sabemos que nossa temperatura basal é de 36,5oC, se soubermos qual a taxa de decaimento da temperatura do corpo, podemos calcular a quanto tempos ocorreu a morte.

    A título de exemplo, imagine que um corpo foi encontrado às 22h e que sua temperatura era de 32,0oC. Se a taxa de decaimento da temperatura for de 1,5oC por hora, então a morte deve ter se dado 3h antes, ou seja, 19h.

    Dê uma olhada nesse artigo:
    http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc32_2/02-QS-6309.pdf
    Nele, há algumas explicações sobre o "algor mortis" aplicado à didática do ensino médio.

    Saudações,

    ResponderExcluir