segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ainda sobre a profissão de Perito Criminal

No último dia 14, o portal G1 colocou no ar uma matéria sobre a profissão de Perito Criminal na seção Concursos e Emprego. A matéria se chama Perito do caso Isabella conta como é a profissão: 'Não pode se emocionar' e está disponível no link (basta clicar sobre o nome da matéria).

A reportagem, entretanto, traz um dado errôneo: "Em São Paulo, a Polícia Científica tem 3,2 mil funcionários – dos quais 1,1 mil são peritos. A cidade tem 11 milhões de habitantes. São, portanto, 10 mil habitantes para cada perito." Onze milhões é a população da Capital e somos 1,1 mil peritos em todo o estado, ou seja, são, portanto, 37,3 mil habitantes para cada perito (considerando uma população de 41 milhões no estado).

6 comentários:

  1. quero uma resposta concreta sobreisso porque depenendo da resposta possa fasilitar a entrada para uma esperiensia para o meu futuro!!!!

    ResponderExcluir
  2. Veja, Amanda, sua pergunta não é exatamente simples de responder, pois há vários ângulos acerca da questão cujas respostas não necessariamente são coincidentes. Vou, portanto, fazer um comentário genérico e sob a ótica de minha pessoa.

    Particularmente, penso que vale (e muito) a pena ser perito criminal. Tenho um grande interesse pelas ciências naturais e a carreira pericial me proporcionou a oportunidade de lidar com ciência aplicada ao dia-a-dia, resolvendo questões de interesse público em um trabalho sem rotina (cada caso é um caso diferente, por mais parecido que possa parecer). Não vejo outra profissão em que eu estaria em contato com pessoas dos mais variados campos de atuação científica e utilizando princípio descritos pelas diversas áreas das ciências naturais, desde a física à biologia. (Talvez Jamie Hyneman e Adam Savage tenham um emprego semelhante nos Caçadores de Mitos - MythBusters).

    Saudações,

    ResponderExcluir
  3. bom dia! Uma pessoa formada em licenciatura em ciências naturais pode ser perito criminal? Assim, se fizer alguma especialização em uma area?

    ResponderExcluir
  4. Prezada Camila,

    Sim, é possível. Mas depende da unidade da federação. Nos últimos concursos para a carreira de perito criminal do Estado de SP, por exemplo, o requisito mínimo era portar diploma de nível superior (em qualquer área).

    No Paraná, no concurso de 2007, a maior parte das vagas eram área-específica. Entretanto, 3 ou 4 vagas eram denominadas "Área Geral" na qual se enquadravam, salvo engano, qualquer nível superior.

    Alguns estados (e mesmo a PF) abrem vagas específicas para certas formações; outros abrem geral. Então é possível. A especialização, nesses casos gerais, ocorre no curso de formação na academia de polícia.

    Saudações,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela informação, encontrei nessa sua resposta uma informação muito importante, uma pergunta que nem precisei fazer.

      Excluir