sábado, 11 de dezembro de 2010

Comando Vermelho em Roma?!

Esta semana recebi um email dizendo que o craque Adriano jogou a última partida no Roma (ITA) com a camisa de número 105 [figura abaixo]. Questionado por repórteres, teria dito que era uma "mensagem codificada para alguns amigos que estão passando por problemas". O email destaca que 105 em algarismos romanos é CV (C=100 e V=5), associando o jogador ao Comando Vermelho e concluindo que ele seria um "marginal"!


Certamente muitas pessoas receberam esse email. Ocorre que Perito é uma raça curiosa e tenta olhar com outros olhos. Abri a figura num editor de imagens e apliquei sucessivos filtros de nitidez, resultando na imagem abaixo, onde se pode ver bastante destacado o "105". A forma como se destacaram os numerais é um claro indício de que estes algarismos não coadunam com o resto da imagem e que, portanto, foram adicionados por meio de montagem fotográfica.


Ademais, quando se observa mais de perto, é possível notar ainda incoerências quanto ao sobreamento. A sombra da camiseta não é contínua no numeral "5", mostrando mais uma vez que houve adição de elementos a figura original.

Atrás do anonimato da internet, os usuários muitas vezes se sentem livres da necessidade de seguir regras de convivência social. Ocorre que acusar uma pessoa de associação ao trafico com base em elementos sabidamente falsos constitui crime de "Calúnia".

Art. 138 - Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime:
Pena - detenção, de seis (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.
(Código Penal)

O jogador Adriano, portanto, se sentir ofendido com o email, pode encaminhar uma notícia crime a Polícia e a Autoridade Policial certamente diligenciará no sentido de solicitar Quebras de Sigilos, Mandados de Busca e Apreensão, e Perícias Criminais Oficiais para rastrear a mensagem e comprovar a autoria e materialidade deste crime.

Pessoalmente, acho que o caso poderia ser resolvido e divulgado como exemplo. A repercussão de crimes como estes são oportunidades de realizar um trabalho técnico-policial educativo para ensinar a certos "marginais" (estes sim!) a respeitarem nossos ídolos e, acima de tudo, os seres humanos que estão do outro lado da telinha.

Força Adriano!

6 comentários:

  1. Muito bom colega, publiquei em meu blog ok/
    Forte abraço

    Experidião Porto

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante Egito,
    Mas uma vez que os filtros de nitidez aumentam o contraste local vc deduz que a imagem foi manipulada pq o falsário criu uma alteração que não tem toda a riqueza da gama tonal da imagem original?

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Esperidião, fique a vontade para colaborar também quando quiser.

    É por aí Fabiano, dificilmente a montagem possui a riqueza da imagem original, isso que fica mais claro após os sucessivos filtros. Há ainda algoritmos específicos para tratamento de imagens questionadas, mas humildemente não possuo conhecimento para discutí-los. Se tiver interesse, deixa teu email que posso repassar um PDF interessante.

    Abs.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Egito,

    Pode ser esse aqui:
    thecolorwriter@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post e muito legal o que a curiosidade pericial o levou a fazer...genial!

    Tbm aceito o PDF.

    email: andrevpd@gmail.com

    abraços colega.

    ResponderExcluir
  6. Gostei, existe a foto original na internet(Camisa 8) se não for pedir muito por gentileza envie o pdf para mim betocan@outlook.com grato

    ResponderExcluir