terça-feira, 5 de abril de 2011

E abriram a mala...

Imagine que em um dia de plantão pericial, você, perito, é requisitado a examinar uma mala de viagem com ziper, tracada por cadeado. O histórico da ocorrência diz que o a mala foi pega e examinada no aeroporto regional depois de cães farejadores terem a apontado. A mala continha drogas e seu responsável disse que não havia colocado nenhuma droga ali.

O quesito da autoridade era "É possível abrir a referida mala, acessar seu conteúdo e fechá-la sem que o cadeado seja aberto e sem deixar vestígios?". Então, você observa a mala e imagina que não seja possível tal feito, mas antes de responder decide "ouvir" a opinião de outros "especialistas", buscando informações na internet. Eis que se depara com o vídeo abaixo:



Reposta ao quesito: Sim.

4 comentários:

  1. Depois desse vídeo não confio mais em mala com ziper rsrs, uma coisa tão lógica e simples de fazer.
    Seus posts são excelentes, parabéns pelo trabalho.
    Sou acadêmico de direito e sou um apaixonado pelas matérias relacionadas a criminal, estou fazendo uma disciplina de medicina legal e usei seus posts para acrescentar conhecimento.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Junior, obrigado pelo elogio. Se tiver sugestões e críticas, por favor não se acanhe. Dou aulas de Medicina Legal e Criminalística em uma faculdade de direito. É muito interessante discutir ciência com bacharéis em direito, pois a maneira de pensar de um perito é bem diferente. Há muito que aprender desse contato.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  3. Então Dias, é bem bacana essa interação mesmo, sou Guarda Municipal em Curitiba e tenho colegas que trabalham no IML daqui(que infelizmente foi abandonado pela Secretaria de Segurança do Paraná), e sempre me interessei pelo assunto, antes mesmo da febre CSI. Pra mim, perito criminal no Brasil hoje está na profissão por amor e paixão, pois a remuneração e as condições de trabalho são rídiculas, sem falar na falta de estrutura. Fui aprovado em concurso da Polícia Científica no Paraná mais infelizmente o rendimento era muito baixo na época e não se tornava viável a transição. Admiro profissionais da área como você e espero um dia ver o reconhecimento dessa função tão ardilosa.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Nossa! E agora?! Depois dessa como confiar que nao abrem (funcionários curiosos) nossas malas em aeroportos?
    Nem todos usam alguns truques para o bem de todos!
    dificil né?!

    ResponderExcluir