terça-feira, 10 de maio de 2011

Perícia em Imagens de Cameras Roubadas

Olha só que legal!

Sabemos que os arquivos de fotografias digitais contêm informações de metadados normalmente utilizadas em softwares de edição avançada de imagens. São informações das condições técnicas de como aquela foto foi retirada tais como abertura focal, tempo de exposição, data, hora, fabricante, GPS (se disponível) etc...

Na perícia criminal em edição de imagens, a manipulação destes metadados (tecnicamente conhecidos como exif) com a devida "perícia" pode revelar indícios de manipulação da imagem. Uma outra possibilidade é confrontar com uma câmera com arquivos digitais, realizando um nexo material entre o equipamento e seu produto fotográfico.

Uma recente reportagem de "O GLOBO", contudo, mostrou uma função inovadora para tais metadados: Encontrar câmeras roubadas através de fotos tiradas com ela.

No "criativo" site www.stolencamerafinder.com é possível carregar fotografias anteriormente retiradas com a máquina que se deseja encontrar. Um aplicativo web se encarrega de ler e procurar na internet se há imagens publicadas com o mesmo número de série do equipamento fotográfico, possibilitando sua localização.

Um problema é que nem todas as máquinas fotográficas gravam esses metadados (tecnicamente conhecidos como exif). Quer saber mais sobre isso? Coloca exif reader no google ou procura por exif no manual da tua máquina se não o tiverem roubado também!

Um comentário:

  1. legal!

    vou testar! tive uma máquina semi-profissional roubada em 2006.

    há-braço!

    ResponderExcluir