terça-feira, 6 de setembro de 2011

Maleta de local de crime - Papiloscopia

Há ainda na tal maleta para levantamento de local de crime uma certa quantidade de pós para revelação de impressões papilares, pincéis e aplicador específicos, levantadores articulados, fitas adesivas para levantamento, coletor de impressões digitais e cianoacrilato.

Dentre os pós temos frascos de pó preto, pó branco, pó prata, pó de dupla função, pó fluorescente verde, pó magnético preto e pó magnético preto-prata. O princípio para a utilização de cada pó é simples: utilize um pó de cor que permita o contraste com o fundo. Assim, para fundos claros, utiliza-se pó escuro, e vice-versa. O interessante é que temos alguns pós que são mais versáteis que isso. O pó de dupla função, por exemplo, é uma mistura de pó preto com pigmentos fluorescentes que reagem a certos comprimentos de onda (395 nm - UV) sob condições de pouca luminosidade. Na imagem abaixo, na impressão digital revelada à esquerda foi utilizado o pó de dupla função e na da direita, o pó preto. Para gerar a imagem, incidiu-se uma lanterna UV de 395nm.


O pó fluorescente verde fornece bons resultados quando o fundo é confuso, multicolorido ou escuro, mas para visualizar a fluorescência é necessária a aplicação de de uma luz com comprimento de onda específico e, dependendo de tal comprimento, utilizar um filtro. É possível visualiza-lo com a luz UV (395 nm) sem a utilização de filtros. Entretanto, melhores resultados foram obtidos com a luz azul de 470nm mediante o filtro laranja. A imagem abaixo mostra um impressão revelada com o pó fluorescente verde mediante a utilização da lanterna de 470nm e filtro laranja.


Pós magnéticos de maneira geral não devem ser utilizados em materiais metálicos magnetizáveis, pois o pó e o aplicador interagem com a superfície. Tais pós costuma dar bons resultados em papeis. Um dos pós presentes na maleta (preto-prata) revela fragmentos papilares tanto em superfícies claras quanto escuras. Abaixo, temos uma impressão palmar sobre um guardanapo (revelado com p[o magnético preto) e duas impressões em uma lata de fundo claro e escuro, mostrando a versatilidade do pó preto-prata.



A ressalva que deve ser feita é para a granulosidade de tais pós. O pó preto e os magnéticos apresentam granulosidade maior que os demais, o que facilita seu manuseio. No entanto, os demais, especialmente o prata e o fluorescente, são bastante finos, com partículas tenuíssimas. Tal característica dificulta a aplicação adequada, pois pode facilmente levar o aplicador a erro por excesso de pó. Portanto, ao utiliza-los, recomenda-se a prática prévia.

Dentre os pincéis, temos um de pêlo de camelo, um de fibra de vidro e um de fibra de carbono, além de um aplicador magnético. Destes, o mais impressionante é o de fibra de carbono, por permite a aderência de uma quantidade muito pequena de pó, facilitando a aplicação dos pós de menor granulosidade.

Há ainda um coletor de impressões digitais para a coleta de padrões para confronto. Segundo o fabricante, apresenta tinta permanente e de secagem rápida. Nada de novidade.

Os levantadores articulados são interessantes. Primeiro porque são dotados da superfície suporte. Segundo porque eliminam a utilização de lâminas de vidro que, ao se quebrarem, não permite a utilização do fragmento levantado. Terceiro porque vêm com o suporte em três cores: preto, branco e transparente, possibilitando seu uso com qualquer pó. Há uma crítica, entretanto: seu tamanho não permite sua utilização em uma impressão palmar ou plantar. Há quem diga que essa necessidade seria suprida pelas fitas presentes nas maletas, mas não vejo suporte para cola-las após o levantamento.



O cianoacrilato (que vem com o audacioso nome de "THE FINDER") é um caso a parte. Diferente da maioria dos produtos similares, esse vem no formato de um envelope e não precisa de uma fonte contínua de calor. Basta esfregar o envelope entre as mãos, aquecendo-o por atrito, e colocar o envelope aberto em um local confinado contendo o objeto em que se busca a impressão. Segundo o fabricante, o mesmo envelope pode ser utilizado nas 12h seguintes a sua abertura. O problema é que o fabricante só garante sua eficácia por três meses se armazenado em temperaturas entre zero e 21 graus Celsius. Portanto, não dá para deixar dentro da maleta enquanto esta permanece na viatura sob o sol de um dia de verão!


2 comentários:

  1. Utilizei o kit algumas vezes em local e é fantástico. Os pinceis, as tintas e os suportes são muito bons. Oremos para que este material seja reposto sempre, para que possamos usar e abusar dele!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, André. Também espero que sim. Segundo informes, tais materiais serão repostos pelos próprios estados. Então teremos de contar com iniciativas individuais de cada estado.

    Abç,

    ResponderExcluir