domingo, 21 de março de 2010

Coordenadas Geográficas: Transformação de Datum

Todos sabemos que as coordenadas de localização geográfica são valores de latitude (norte/sul) e longitude (leste/oeste) que indicam a posição de um ponto na superfície do Planeta Terra. Ocorre que o plano de projeção das latitudes/longitudes no planeta é regular e assume que o planeta seja um geóide perfeito, mas a superfície do planeta não tem nada de regular, ocorrendo distorções entre a posição real e o geóide perfeito imaginado.

Mas onde que é encaixada a grade de latitude e longitude? Há vários modelos, chamados de datum, sendo os mais comuns o SAD69 (South American Datum 1969, utilizado pelo Ibama, Inpe, etc...), o WGS84 (Utilizado pelo Google Earth) e o SIRGAS (Oficial brasileiro a partir de 2015, bem parecido com o WGS84). O datum seria, então, um conjunto de pontos de amarração da grade de latitudes e longitudes. Para ilustrar, é o equivalente a definir pontos de amarração específicos para colocar um "globo da morte" gigantesco na superfície irregular do planeta numa posição exata. Isso explica porque, muitas vezes, as coordenadas coletadas em campo não se encaixam com as imagens do Google Earth.

As cooordenadas 23°32'54.79"S e 46°39'54.86"O (datum WGS84), por exemplo, referem-se ao centro do gramado do Estádio Pacaembu, em São Paulo-SP. Essas mesmas coordenadas no datum SAD69 localizam-se a cerca de 60 metros de distância, nas cadeiras numeradas. Normalmente essa distância é de algumas dezenas até 200 metros, o que pode ser crucial em levantamentos urbanos e/ou em caminhadas em mata fechada.



O comum de um leigo é só anotar a coordenada, mas um Perito tem que colocar também o datum utilizado pelo GPS na coleta dos dados. Assim não desmoraliza a classe nem sua expertise ao tentar sobrepor dados de um Sistema de Informações Geográficas que "não se encaixam"! :)

A quem interessar, encaminho alguns links úteis para conversão de Coordenadas de vários tipos e de data diferentes:

No site da Cartográfica/UFRGS, vá em Conversor online. Na página Transformação de Coordenadas, no canto superior tem um link "Calculos".

Outras opções são a UERJ e o Centro de Referência em Informações Ambientais (CRIA).

Afinal, não basta um GPS, tem que saber onde está! hehe

10 comentários:

  1. Skilfull friend,

    Msa que excelente diversidade de temas neste blog! É de deixar feliz qualquer generalista convicto!
    Ótimas as dicas para os colegas, e também para os não peritos. Eu mesmo também utilizo as nuances referentes ao datum para as avaliações ambientais aqui na empresa. Em certos momentos a precisão é fundamental, como na alocação correta de uma dotovia de petróleo, localização de um tanque ou um píer marítimo. Ultimamente estamos utilizando um equipamento mapeador para a realização de avaliações ambientais, que se vale da base do ArcPad acoplado a um GPS Garmin. Isso nos permite fotografar e anotar aspectos importantes em tempo real durante a realização de sobrevôos, por exemplo. Certa vez passamos todas essas informações para outra empresa que, por erro na utilização do datum, embaralhou tudo. Vale, realmente, sua dica.

    Abraço, doutor!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos objetivos do blog: diversificar os temas dos posts em torno das questões periciais.

    Claro que o uso de coordenadas geográficas apenas tangencia o aspecto pericial de um levantamento de local de crime. Suas aplicações originárias certamente não se referiam a essa prática, mas por que não utilizá-la se temos a faca (ou o GPS) e o queijo (ou as coordenadas) nas mãos?

    O problema que descreveste é bastante sério e deve, sempre, ser levado em conta. Para ressaltar a importância disso, basta lembrar que uma sonda enviada a Marte se espatifou no solo porque o dado inserido estava em metros e o software só entendia pés.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog senhores, espetacular!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Diogo Scalia,

    Agradeço suas palavras. Fique a vontade para comentar, criticar e participar.

    Saudações,

    ResponderExcluir
  5. como complemento ao assunto, sugiro que consultem também o site http://leware.net/geo/utmgoogle.htm
    Utilizo este site para estas conversões.
    Abraço

    André B. Martins

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada! Este blog com os links foi uma importante ferramenta para a elaboração da minha monografia. :)

    ResponderExcluir
  7. Sou Arquiteto e estou interessado em me aprofundar no tema de georeferenciamento.
    Alguém sugere bibliografia ou é tudo via sites ?

    ResponderExcluir
  8. Oi. Para alguém que venha a precisar de uma tabela de Coordendadas Geográficas, latitude e longitude por CEP tem no link

    ResponderExcluir