Imagine você, nobre leitor, trafegando com seu veículo por uma via retilínea cuja velocidade elevada clama por ser atingida. Você e sua máquina desenvolvem certa velocidade quando percebe duas crateras a frente, como as da fotografia acima. O que você faz? Freia, claro. Ou, no mínimo, reduz a velocidade e espera a trepidação do veículo ao superar tamanho dano no asfalto. Entretanto, para a sua surpresa, o veículo não se abala e vence o obstáculo como se ele não existisse. Mas a esta altura você já reduziu a velocidade.
Pois bem, há algum tempo recebi um e-mail dizendo que essas crateras no asfalta estavam sendo utilizadas como método de controle de velocidade nos Estados Unidos e no Canadá. A funcionalidade teria por base a experiência supra-descrita. A passagem sobre o buraco não seria sentida por não se tratar de um buraco, mas sim de um adesivo colocado no asfalto (vide fotografia abaixo).
Confesso que achei estranha a abordagem, pois penso que a estratégia funcionaria no início, mas logo perderia seu efeito. A não ser que os faltos buracos ocorressem em freqüência bem menor que os buracos reais. Seria mais ou menos o mesmo mecanismo descrito no mimetismo batesiano (adaptado, claro): quando o mímico (falsos buracos) ocorrem em freqüência baixa, surti-se o efeito do modelo (buracos verdadeiros), ou seja, os predadores (motoristas, no caso) confundem mímico e modelo . Do contrário, quando o mímico aumenta em freqüência, os predadores não fazem distinção entre mímico e modelo, pois a maior parte das vezes ele se dá bem (isto é, a maioria dos buracos avistados serão falsos buracos e, assim, passaram a ignorá-los sem reduzir a velocidade do veículo).
Fiz uma breve busca na internet sobre a veracidade da mensagem. Encontrei pessoas falando que as fotos são montagens e outras dizendo que essa foi uma campanha de marketing de uma empresa de suspensão. Essa segunda hipótese é corroborada pelos dizeres escritos no asfalto logo depois do falso buraco (vide fotos - "FEELS LIKE PIONEER SUSPENSION"). Uma coisa é fato: se era uma campanha de marketing, a empresa atingiu seus objetivos. Afinal, cá estou eu discutindo as imagens veiculadas...
Muito criativo, mas o motivo é outro: Isto não foi uma iniciativa ou campanha visando a segurança. Trata-se de uma campanha publicitária da marca de amortecedores Pioneer. Vejam que está escrito no asfalto, logo adiante: “Feels like Pioneer suspension”, ou seja, a idéia é que se vc estiver usando um amortecedor da marca, passar por um buraco não causará nenhum solavanco, como se o buraco fosse falso.
ResponderExcluirPois é, anônimo, também concordo. Mas que seria interessante seria...
ResponderExcluir