domingo, 12 de junho de 2011

iPhone APP: Intervalo Pós-Morte

Após a recente compra de um iPhone, tenho encontrado alguns aplicativos interessantes para o trabalho pericial. Estes APPs certamente estão difundindo o conhecimento das ciëncias forenses e, ao meu ver, terão dois efeitos: 1. Imenso auxilio ao Perito e 2. Imenso auxílio aos assistentes técnicos. Desta forma, faz-se necessário uma difusão deste conhecimento entre os Peritos para que não fiquemos atrás do avanço do conhecimento e das formas de acessá-los. Este é o primeiro de uma série de posts que farei baseado na "APP Store" da Apple. Aplicativos como estes certamente podem ser encontrados para outras plataformas como Android, Symbian, etc.... por aqui pelo menos os senhores vão saber do potencial de um smartphone para o trabalho pericial.




"Time of Death: CSI Forensic Calculator"(Medicon Apps) http://mediconapps.com

Custo: US$ 0,99

Tamanho: 1,1MB

Descrição: Estima o intervalo Pós-Morte recente baseado nos valores de temperatura retal e ambiental, peso/altura da vítima e as condições de exposição do corpo. Baseia-se no algoritmo desenvolvido pelo Dr. Claus Henssge de ampla utilização no mundo todo. (Não testei, pois fiquei satisfeito com o APP abaixo que é gratuito)


"SHADOW Time of Death"(POHN IT - Consulting GmbH) Link

Custo: Grátis (Versão LITE) ou US$ (Versão completa)

Tamanho: 4,3MB

Descrição: Estima o intervalo Pós-Morte baseado nos valores de temperatura retal e ambiental, peso/altura da vítima e as condições de exposição do corpo. Baseia-se no algoritmo desenvolvido pelo Dr. Claus Henssge de ampla utilização no mundo todo. Este aplicativo eu testei e gostei bastante, principalmente porque ele tem desvio padrão e mostra um horário máximo e mínimo de quando o evento morte aconteceu. A SHADOW lançou este APP juntamente com outro de Antropologia para divulgar o seu APP pago, que discutirei no próximo post sobre o assunto.


Lógico, isto não substitui o Perito, não precisa nem dizer né?

5 comentários:

  1. Colega Egito! Muito interessante o aplicativo. Pela primeira vez, pensei concretamente em adquirir tal tecnologia conceituada por mim até então como altamente supérflua.

    Contudo, gostaria de saber, já que já aplicas tal ferramenta: medes a temperatura no local? Diante familiares e curiosos? Algum constrangimento? Como afere a massa corporal? No IML? Aqui não temos balança para tal fim. Se possível, coloque esses detalhes prezado colega.

    Desde já, agradeço imensamente.

    paz e bem
    Thiago.

    ResponderExcluir
  2. Colega, utilizei o aplicativo apenas com dados "inventados", nada real. Hoje eu infelizmente trabalho como burocrata e não tenho tido o prazer de fazer perícias... raramente faço umas ambientais... mesmo assim, como perito federal não tenho grande experiëncia na causuística de exame de local de morte. Talvez eu não seja o melhor de te aconselhar, mas acredito que tal medição da temperatura deve ser feita no local e a massa aferida posteriormente no exame necroscópico... De forma ideal, imagino que o isolamento deva contribuir para a medição da temperatura no local sem constrangimento. Contudo, acredito que os familiares da vítima querem ter o caso resolvido e é fácil convencê-los que a perícia é passo importante neste mister, de forma que eles deveriam compreender as medições no ânus da vítima no local, até porque esta diferença de temperatura com o meio só é eficaz nas primeiras horas após a morte. Abs. Egito

    ResponderExcluir
  3. Mas ele estima o tempo de morte somente utilizando dados do ambiente?

    Acho isso um tanto complexo não??

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. André, ao contrário do Egito, ainda não usei o APP, mas conheço o algoritmo de Henssge e ele usa, basicamente, dados de temperatura corporal e ambiental associadas a alguns fatores de correção relacionados à vestimenta, à compleição física, etc.

    Abç,

    ResponderExcluir
  5. Estimado Egito, que outros aplicativos vc tem usado.? Baixei o magicplan e achei fantástico. Abas. Perito Alexandre Pr

    ResponderExcluir