terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

RIC: Finalmente um "RG" Federal!!!!


Em 2010 foi definida como será a nova carteira de identidade do brasileiro. Além de modificações no material e layout do documento, o Registro de Identificação Civil (RIC) ganhará tecnologias que possibilitam o seu uso inclusive na internet. A previsão do Ministério da Justiça é que 150 milhões de cartões sejam emitidos até 2020. Conheça, a seguir, detalhes do RIC:

- O cartão terá dois chips eletrônicos sobrepostos: um sem contato, que funciona a até 10 cm de uma máquina leitora. E outrocom contato, para ser introduzido em equipamentos (como já acontece com alguns cartões de crédito). O equipamento sem contato serve para capturar os dados do portador e verificar se o documento não é falso, além de agilizar procedimentos de acesso rápido. Já o chip com contato permite, além de verificar autenticidade do portador, a utilização dos certificados digitais.

- Por seguir uma padronização internacional, a nova carteira de identidade terá um prazo de validade de 20 anos e, por isso, exigirá renovações. Além disso, o cartão RIC terá a indicação das principais informações do portador em português e inglês.

- Outro item de segurança do novo cartão é um dos pontos mais vulneráveis do modelo tradicional de papel: a fotografia do cidadão. No RIC, a área destinada à foto digitalizada do portador terá uma sobreposição do fundo de segurança.

- A impressão datiloscópica do anular direito do cidadão será gravada a laser no cartão. A impressão digital também ficará armazenada no chip do RIC, para ser comparada com o uso de dispositivos eletrônicos.

Fonte: Assessoria/INI

Mais informações podem ser vistas no Vídeo do Youtube. A expectativa é que o país economize Bilhões em sonegação.

3 comentários:

  1. Interessante que no exemplo, o Estado de nascimento é UTOPIA...
    rs..

    Tomara que seja realidade breve...

    Foi uma honra e um prazer tê-lo conosco aqui no Acre nobre colega.

    Que possamos nos reencontrar em breve.

    Paz e bem.
    Thiago

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muito bem observado, Thiago. A implantação do RIC em todo território nacional será lenta e gradual. Mas creio (ou, ao menos, quero crer) que não será utopia.

    Quanto à estada no extremo oeste brasileiro, tenho muito o que agradecer aos nobres colegas peritos criminais do estado do Acre. Fui muitíssimo bem recebido por vc e pelos demais colegas acreanos. Foi mais um grande aprendizado.

    Tenho certeza que ainda trocaremos muitas experiências periciais, como fizemos nos últimos dias. E quando vierem a SP, não deixem de me avisar. Outra coisa: como eu disse a vcs pessoalmente, o blog CCC não é meu, mas nosso, de todos os peritos criminais. Eu apenas o criei. Portanto, quando quiserem postar, basta me encaminharem o texto.

    Saudações, nobre colega.
    Abç,

    ResponderExcluir