segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Maleta de local de crime



Como muitos já sabem, o Ministério da Justiça (MJ), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), adiquiriu maletas contendo equipamentos para levantamento de locais de crime. Tais maletas estão sendo distribuídas aos Estados e, com elas, treinamentos têm sido ministrados aos Peritos Criminais. Tais treinamentos visam capacitar os profissionais na utilização de cada equipamento.

Uma breve descrição dos itens distribuídos seria: “maleta de polipropileno com os seguintes materiais: materiais de coletas de fragmentos impressões digito-papilares (lupa, pós, pinceis inclusive magnéticos, envelopes de cianoacrilato e material para modelagem de impressões digitais; Kit de luz forense (8 lanternas) com suportes, óculos, protetores/visualizadores de vestígios e filtros para fotografia; reagentes para drogas (cocaína e maconha); reagente para revelação de traços de sangue latente; reagente para revelação de traços de sangue específico humano; kit mascara contra gases e luvas; aparelho GPS; paquímetro profissional digital; máquina fotográfica digital (com acessórios), trena eletrônica a laser; netbook com os softwares usuais e um software forense de comparação de imagens”.

Já faz algum tempo que colegas vêm me pedindo para fazer um post sobre o assunto. Vou fazer melhor: uma série de posts descrevendo cada item da maleta para divulgação e discussão aqui no CCC.

5 comentários:

  1. É bom lembrar que é necessária uma BOA HIGEINIZAÇÂO destes equipamentos (mascara e óculos) quando for utiliza-los, haja vista o uso em comum destes equipamentos por várias pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Anônimo. Como as maletas serão de uso coletivo, os Equipamentos de Proteção Individual acabarão sendo usados por um grupo de indivíduos. Logo, é importante que tais equipamentos passem por rigorosa higienização.

    Penso que, originalmente, a SENASP/MJ imaginou que tais maletas fosse ser utilizadas individualmente. Assim, um único perito seria responsável por uma única maleta, de maneira que os EPIs seriam de fato individuais. Mas isso só acontecerá no dia em que tivermos maletas em número o bastante para cada perito.

    Abç,

    ResponderExcluir
  3. Onde posso cotar tal maleta? Que empresa vende?

    ResponderExcluir
  4. Entre em contato com a empresa Conecta190. Eles terão mais informações.

    ResponderExcluir
  5. Como está sendo a seleção para entrega desses materiais? Qual o critério adotado? alguém sabe?

    ResponderExcluir