quinta-feira, 23 de julho de 2009

Investigue o crime com as perguntas certas


Navegando pela grande teia mundial (www), me deparei com o site da editora Abril, mais especificamente com a página da revista Superinteressante. Não sou fã dessa revista, pois já encontrei algumas bobagens como anêmonas descritas como plantas carnívoras marinhas. Enfim, o fato é que na página encontrei um jogo interativo que simula um local de crime que, a princípio, parece um suicídio. Vale a pena dar uma olhada (clique aqui para ir à página do jogo).

Particularmente, gostei do jogo. Ele desmistifica um pouco do Efeito CSI de que a perícia resolve tudo. Tudo bem que, no jogo, exames laboratoriais tem a duração de um click (bem mais rápido que na vida real). Mas isso não tira o crédito do jogo no que tange a somatória de informações periciais e investigativas. Notadamente, sem uma investigação circunscrita, a perícia de nada serve. É necessário provocar a perícia para que dela sejam extraídas informações pertinentes.

Isso me lembra aquele holograma do filme Eu, Robô (I, Robot, 2004): quando o detetive Del Spooner (Will Smith) faz uma pergunta "errada" ao holograma do cientista Alfred Lanning (James Cromwell), ele responde com um sonoro "I'm sorry. My responses are limited. You must ask the right questions". É mais ou menos assim que trabalha a perícia: quando os operadores do direito fazem as perguntas certas (na forma de quesitos), as respostas direcionam a investigação. Caso contrário, as respostas são tão inúteis quanto aquela do Dr. Lanning holográfico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário