segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Degradação de DNA na estimativa de IPM

O terror de um geneticista forense é, ao final do processo de extração de DNA, perceber que a amostra está muito degradada. Essa situação pode inviabilizar alguns procedimentos, dependendo da quantidade de DNA disponível para exame.

Mas a degradação de DNA nem sempre é vilã em meio forense. É possível estimar o tempo desde de a morte (conhecido por intervalo post mortem ou IPM) a partir de uma amostra de tecido com DNA degradado. O médico e pesquisador italiano Nunzio Di Nunno, da Universidade de Bari, publicou um artigo em 2002 sobre o assunto. Usando citometria de fluxo, Di Nunno e colaboradores compararam a taxa de degradação de DNA em três tecidos (fígado, baço e sangue) de 25 cadáveres cujos IPMs e a causa mortis eram conhecidos.

O resultado da pesquisa demonstrou uma correlação positiva entre a concentração de DNA degradado e o número de horas desde a morte, especialmente no tecido hepático. Isso quer dizer que seriam possível estimar o IPM conhecendo a fração de DNA degradado de uma amostra de fígado da vítima.

O artigo está publicado na edição 23 do American Journal of Forensic Medice and Pathology (23: 173-180).

Nenhum comentário:

Postar um comentário