Oxítona ou paroxítona, tanto faz, o que importa é que o plural tem que seguir a lógica. É o que ensina o Prof. Pasquale no site do Governo de Sergipe: "(...) como funcionam as regras de acentuação, por exemplo, ou como funcionam os processos de formação do plural (oxítonas que terminam em 'il' fazem o plural em 'is', como 'juvenil/juvenis', 'pueril/pueris', 'ardil/ardis' etc.; paroxítonas que terminam em 'il' fazem o plural em 'eis', como 'fácil/fáceis','ágil/ágeis'). É isso."
Então se usar "projetil" (oxítona), use "projetis" no plural. Para "projétil" (paroxítona), "projéteis".
Pessoalmente, acho "projéteis" muito feio pra colocar no meu laudo. "Projetis" fica mais chique, parece mais difícil, o juiz vai respeitar mais o laudo! hahaha
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sei não... prefiro o simples. Fico com "projétil" e "projéteis".
ResponderExcluirSalute.
Realmente projetil soa melhor que projétil, para se escrever em um laudo. Concordo com vc, pois tenho usado essa garfia nos meus laudos.
ResponderExcluirEng. Abél
Perito no IC/Paraná
Interessante notar que os colegas do Sul tendem a usar a forma oxítona, ao contrário dos colegas do Sudeste. Não sei qual é a forma preferida nas demais regiões.
ResponderExcluirSaudações,
No norte do país usamos a palavra projétil acentuada
ExcluirEu acho projetil jacu e projetis mais jacu ainda, mas respeito a opinião de quem gosta e utiliza. O clássico projétil eu considero o mais correto mas aqui no PR muita gente acha que não, enfim, não ajudei p#rr@ nenhuma mas pariticipei. bom blogue.
ResponderExcluirHahahaha... boa, colega anônimo paranaense! Participe quando quiser. Esse espaço é de todos nós!
ResponderExcluirAbç,
projétil e o que e disparado por uma arma de fogo e acerta o seu alvo ou nao, e projetil e todo o acionamento da arma pr deflagraçao do projétil, e simples.
ResponderExcluir