terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ah, sim... o E.T. do Panamá

Nesta última semana, muitos sites da net divulgaram ter encontrado o corpo de um E.T. no Panamá. Até o Fantástico, programa da Rede Globo, apresentou uma reportagem sobre o assunto, no quadro detetive virtual. Segundo um canal de TV do Panamá, a criatura foi encontrada por um grupo de crianças, teria saido de uma caverna e agarrado nas pernas de uma delas. Nesta circunstância, ainda segundo o relato dos juvenis, eles teriam matado a criatura a pauladas e pedradas antes de fotografá-la.

Observem as fotos da criatura tiradas pelas crianças:


Vamos aos fatos:

1) Como já mencionado em muitos sites que noticiaram a tal aparição, a criatura tem todas as características de um mamífero conhecido por bicho-preguiça, provavelmente da espécie Choloepus hoffmanni;

2) Algumas pessoas questionaram o ventre dilatado do animal. É provável que o corpo esteja entrando no segundo período da putrefação, conhecido por período gasoso. Ao morrer, as bactérias que compões o trato digestório dos mamíferos continuam sua atividade, produzindo gases. Como não têm por onde sair, os gases se acumulam no interior do corpo, dilatando o ventre;

3) O primeiro período da putrefação em cadáveres é conhecido por periodo colorimétrico e tem início com a formação de uma mancha esverdeada no abdomen. É a chamada mancha verde abdominal. Ao repara na fotografia superior esquerda, é possível verificar tal mancha, ainda que difusa, no ventre do corpo do animal;

4) Em humanos, a mancha verde abdominal se forma perto da 20h após a morte e o período gasoso se inicia após alguns dias de óbito. Suponhamos que no corpo de uma preguiça (por ter menos massa corpórea e maior concentração de bactérias no trato digestório) esses fenômenos aconteçam em metade do tempo esperado para cadáveres humanos. Isso implica em a vítima (a preguiça, no caso) ter vindo à morte entre 10h e uns 2 dias anteriores as fotos. Daí surgem as hipóteses: a) as crianças mataram o bicho e voltaram mais de 10h depois para fotografá-lo; ou b) as crianças estão mentindo;

5) Se estivessem no Brasil e estivessem falando a verdade, tais crianças teriam cometido crime contra a fauna (previsto em um dos capítulos da Lei de Crimes Ambientais - 9605/98), já que Choloepus hoffmanni é um animal silvestre. Opppss... tecnicamente, crianças não cometem crime, mas sim ato infracional. Portanto, apesar da conduta tipificada como crime, os juvenis teriam cometido um ato infracional;

6) Como sabemos que eles estão mentindo (graças aos nosso conhecimentos sobre fenômenos cadavéricos), eles não cometeram se quer ato infracional, já que falsa comunicação de encontro de criatura extra terrestre (ainda) não é crime no Brasil.

Como vemos, os conhecimentos pertinentes à tanatologia (estudo da morte e suas repercussões) são interessantes não apenas para o levantamento de informações relevantes à investigação criminal. Mas também para desmarcarar criancinhas confusas, que misturarm ficção com realidade.

3 comentários:

  1. Em relação ao pelo tem caído, o bicho está totalmente pelado. Como era perto da água, será que ele morreu na água?

    ResponderExcluir
  2. Olá Priscila,

    Apenas com as informações que temos, não há como afirmar se a preguiça morreu na água, afogada ou não. É fato que carcaças de mamíferos, em certa fase da decomposição, perdem os pêlos. Mas não é uma fato instantâneo, ou seja, os pêlos não caem todos de uma só vez.

    Nesse caso, um boa explicação para a ausência de pêlos seria de fato a o animal moribundo ter morrido na água corrente. Situação essa que, em certo momento da decomposição e em decorrência da movimentação da água, a carcaça perderia os pêlos.

    Se pensarmos bem, faz bastante sentido. Segundo um site de notícias panamenho, os "adolescentes teriam encontrado, espancado e matado um extraterrestre em um lago, na cidade de Cerro Azul, no Panamá". Então, é possível que a carcaça estivesse na água (repare que em uma das fotos há uma pequena poça).

    A consequencia mais direta disso é que, de fato, as crianças (ou adolescentes) mentiram: o processo de decomposição em corpos são ainda mais demorados em ambiente aquático!

    Portanto, ao ver uma criatura estranha aos seus olhos, pense bem antes de divulgar na TV ou na internet que precenciou uma aparição alienígena ou que espancou até a morte o pobre Gollum enquanto ele estendia a mão dizendo "my precious".

    Saudações,

    ResponderExcluir
  3. Para aqueles que desejarem assistir à reportagem original do Canal 13 panamenho, eis o link:

    http://www.telemetro.com/insolito/2009/09/18/nota39919.html

    ResponderExcluir