quarta-feira, 14 de abril de 2010

Tiro: Bandido chamando a polícia

"O bandido vai saber que cada vez que ele apertar o gatilho, ele na verdade está chamando a polícia" Alberto Kopittke, Secretário de Segurança Pública de Canoas/RS.

Mas como isso será possível?

Estudamos no ensino médio que a velocidade do som no ar é de 340 metros por segundo (cerca de 1200km/h). Essa velocidade pode variar um pouco em função da temperatura que altera a densidade do ar e, por sua vez, a condução da onda sonora neste meio.

A idéia genial da empresa americana ShotSpotter é aplicar esse conhecimento no combate a criminalidade. Como? Espalhando uma rede de sensores acústicos em lugares estratégicos, será possível medir, numa determinada temperatura, quanto tempo a onda sonora do disparo demora para chegar no sensor e calcular sua distância relativa. Cruzando dados de alguns sensores, faz-se uma triangulação da distância para cada um e identifica-se o local do disparo imediatamente através de um GPS. A partir daí é só acionar Polícia, Samu, etc... Pela assinatura sonora, será possível identificar até o calibre da arma que efetuaou o disparo.

O sistema já funciona em algumas cidades dos Estados Unidos e deverá ser instalado em breve no município de Canoas-RS (Fonte: Reportagem da RBS). É uma ótima ferramenta investigativa, sem falar é claro das vítimas que serão salvas pelo melhora na agilidade do atendimento médico.

A idéia inicial da empresa era começar a entrar no mercado pelo Rio de Janeiro, mas parece que ficaram com medo do sistema dar pane com tantos tiros! Resolveram ser mais modestos... hahaha

[Saiba mais no site da Empresa ShotSpotter]

Um comentário:

  1. "O bandido vai saber que cada vez que ele apertar o gatilho, ele na verdade está chamando a polícia". Essa frase do Secretário de Segurança Pública de Canoas/RS é genial. Um verdadeiro slogan para o sistema!

    De fato, no Rio o sistema seria realmente colocado a prova. Porém, se lá funcionasse a contento, funcionaria em qualquer lugar do mundo.

    Saudações,

    ResponderExcluir