sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Teste de DNA em 4 horas!

Novo teste de DNA feito em apenas 4 horas ajuda a solucionar crimes. Recurso evita que suspeito com grande chance de envolvimento seja liberado.

Cientistas forenses desenvolveram um teste que pode combinar o DNA de um suspeito com amostras do crime em apenas quatro horas. Andrew Hopwood, do Serviço Científico da Polícia do Reino Unido e Zenhausem Frederic, do Centro de Medicina e NanoBiociência Aplicada do Estado do Arizona, Estados Unidos, construíram um kit com um cartucho que processa o DNA e um chip que faz a análise a partir de uma amostra contida em um cotonete.

Técnicos forenses podem passar o cotonete dentro da boca de um suspeito e misturar a amostra com algumas substâncias químicas. O aparelho faz o restante do trabalho, produzindo um perfil genético que pode ser comparado com um banco de dados da polícia.

A nova técnica pode significar um futuro muito mais eficiente para a solução de crimes, tornando o processo forense tão rápido quanto a identificação de impressões digitais.

O procedimento, descrito por especialistas na revista científica Analytical Chemistry, é uma arma contra a liberação de criminosos que ganham as ruas logo após averiguações que não conseguem pistas o suficiente para que seja comprovada a participação em crimes.

No Reino Unido, segundo informações da rede britânica BBC, 75% das pessoas presas são liberadas seis horas depois de encaminhadas à polícias e o mesmo acontece com 95% após 24 horas.

Atualmente, o Reino Unido já conta com um sistema para testes desse tipo com urgência cujo pedido é enviado a um laboratório particular que demora oito horas para entregar os resultados. Um dos problemas é o alto custo dessa solicitação urgente.

Em breve, os pesquisadores vão tentar reduzir ainda mais o tempo de conclusão da análise de DNA para apenas três horas.

Toda a operação exige apenas um curso de curta duração e uma formação científica básica.

Fonte: R7

2 comentários:

  1. Primeiro eu gostaria de agradecer pela resposta rápida a minha ultima pergunta, me ajudou bastante.

    Mas lá vem eu com outra dúvida de novo. Quanto tempo leva um exame de DNA "normal" (sem urgência) aqui no Brasil?

    :)

    ResponderExcluir
  2. Prezado Guido,

    Isso depende de quando eu começo a contar o tempo. Mas digamos que eu tenha a amostra e os padrões de confronto na banca e vá utilizar um protocolo clássico. Inicialmente, extrai-se o DNA, lava-se o DNA e ressuspende-se essa molécula em uma solução tampão. Depois utiliza-se de uma técnica de amplificação (conhecida por PCR) que cria cópias dos trechos de DNA a serem analisados. Por fim, analisa-se os amplificados por meio de corrida em gel (eletroforese) ou em capilar e a leitura pode ser manual ou automatizada (em sequenciador). Passa-se para uma etapa de cálculos estatísticos e tem-se o resultado.

    Tudo isso demoraria cerca de um dia e meio.

    Saudações,

    ResponderExcluir