quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Perícia, Copa e Olimpíadas

Após a euforia de conseguir trazer a Copa 2014 e as Olímpiadas de 2016 para o Brasil, a fatura começa a ser apresentada ao contribuinte. E aos Peritos.

Fonte da figura: DiskMan Blog

Estavam previstas 1200 desapropriações imobiliárias para a construção do novo corredor de ônibus T5, o Transcarioca. Agora, segundo o Diário Oficial de 14/12/2009, esse número Triplicou!!! (Fonte: Globo.com)

Conforme já foi citado aqui em outro post baseado no site da Conjur, o Laudo válido para desapropriar um imóvel é aquele da Perícia Oficial.

Assim, já sugiro os colegas do Rio de Janeiro irem estudando o assunto e, como 95% da verba é federal, conversando com os colegas da Polícia Federal para ver como "matar" essas 3.630 pendências, que não serão fáceis! E ainda tem a Copa do Mundo...

Esse é um momento maravilhoso para a Polícia Técnica. É a hora ideal para elaborar projetos de infra-estrutura, solicitar novos concursos, etc... Estou a pouco tempo na perícia, mas vi que o PAN do Rio já trouxe muitos benefícios para a classe, imagina o potencial de uma Copa + Olimpíadas.

Fora as áreas óbvias, como bombas e explosivos, precisamos abrir a mente e enxergar novos problemas como a parte de avaliação dos imóveis a serem desapropriados, lavagem de dinheiro, impactos ambientais e licenciamento das obras, etc e tal.

É uma boa oportunidade de mostrar a importância do Perito, demostrando que os benefícios sociais de uma Perícia bem estruturada valem a pena frente ao seu baixo custo para a sociedade. Vejo um desafio para a classe, pois se os Peritos Oficiais não tomarem a frente na solução dessas pendências, certamente serão utilizados outros estudos técnicos de TCU, Ministério Público, Peritos ad hoc, charlatões, etc... aí já viu, né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário